Os prefeitos dos municípios integrantes da Amenorte receberam na tarde de quarta-feira (25), os planos de desenvolvimento produtivo dos 11 municípios de abrangência da região de Cianorte; a entrega aconteceu na Câmara Municipal de Tapejara. O estudo faz parte do programa Paraná Produtivo, que tem foco no desenvolvimento integrado entre os municípios.
Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes, com apoio do Paraná Projetos e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), contempla a microrregião de Cianorte.
Em Tapejara, os prefeitos receberam os planos de ações propostos e discutidos com lideranças e a população regional. Na próxima etapa serão implantadas governanças regionais para que os municípios consigam colocar em prática o diagnóstico que consta nos planos.
“O foco do Paraná Produtivo é instituir a governança para que as próprias instituições consigam evoluir na execução dessas ações”, diz a secretária estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise da Costa e Silva Garnica.
Na prática, segundo ela, essas governanças serão as vozes locais do projeto, garantindo a sua execução. O documento entregue aos prefeitos em formato de livro conta com a metodologia, o diagnóstico, as oportunidades e parcerias, além das prioridades da região, dando um suporte fundamental para nortear seus investimentos.
Estiveram presentes os prefeitos; Rodrigo Pezão – Tapejara, Robison Pedroso – Jussara, Roberto Corredato - Rondon, Océlio Leite – São Tomé, Adriana Polizer – Japurá, Agnaldo Trevisan – São Manoel do Paraná, Taketoshi Sakurada – Tuneiras do Oeste, Beto Castilhioni– Guaporema, Henrique Domingues – Cidade Gaúcha, representantes de Cianorte, presidente da Câmara de Tapejara, Jair Perez, vice-prefeito de Tapejara, Rogerio Francischini, secretários municipais e vereadores. Também participaram; Deyvitt Leal, superintendente da Paraná Projetos, Marcelo Percicotti, coordenador do Paraná Produtivo, e o deputado estadual, Fernando Martins.